domingo, 5 de abril de 2009

Shakespeareando [Premiado no concurso de literatura do MEL da Universidade de Pernambuco- FFPNM]


O teatro é a vida ou a vida é um teatro?
Nesta pergunta filosófica me indago.

Ponho-me a pensar...
À vida?
Decerto perdeste o senso!

Pois eu vos direi no entanto,
Que a vida é cheia de incertezas...

[E de encanto!]
Porém...
Temos mais do que felicidades
Contemplando o infinito do existir?
Dir-vos-ei: sim!...
Ou não!...
Não sei!
Ah!... Vida!
Tu és Tão minuciosa
Quando debruças na existência.
[Mas logo me ponho a pensar novamente...]
Pergunto-me:

O teatro é a vida ou a vida é um teatro?
Ainda distendo de qualquer resposta,
Elucubro...

[É tendes razão!]
A vida é feita de grandes espetáculos,
Grandes gracejos, grandes dramas...

[No entanto...]

De grandes lamúrias também!

De fato...
O mundo é um grande palco
Dentro dum picadeiro!...

Palhaços, intérpretes, músicos
E até mascaras.
[Mascaras?]
[...] Sim, MASCARAS!
O MUNDO veste MASCARA!
Sem sombra de dúvida, dir-te-ei:
[O teatro é o mundo!]
[...] Entretanto,
Ainda martela em minha cabeça,
Uma longínqua voz
Perguntando:

O teatro é a vida ou a vida é um teatro?
[...]
Por favor! Respondam-me!
Oh! Não tenho mais
Argumentos veementes
Para sustentar tal
E demasiada pergunta.
Alguém... Digam-me!
Se o teatro é a vida ou a vida é um teatro?
[...]
Ao menos existe vida?...
Ou teatro?

Nenhum comentário: