sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Definiremos pois saudades



Como podemos definir saudades? Como podemos sintetizar tal palavra? Como realmente explicar o que vem a ser saudade? Por fim, como os poetas aclaram saudades?
De antemão, posso dizer que falar de saudades, não é uma tarefa simples, contudo tentaremos compreender esse vocábulo de tantos significados e demasiado valor. Decifrar o que é saudades, é o mesmo que decodificar escritas antigas ou códigos genéticos... Sabe-se que existem, também sabemos que tem vários significados desconhecidos, no entanto, ainda permanece meio intacto e cheios de teorias, para que póssamos debruçar mais uma vez.
Ouvi certa vez que uma afirmação simples e carregada de sentimentos sobre saudades, poderia acarretar em uma resposta altamente complexa e filosófica. Pois com base nesta afirmação, veremos uma declaração sobre saudades: “Saudades é uma coisa que fica de alguma coisa que se foi”.
Observemos o caráter filosófico de uma aparentemente humilde frase. Entretanto, o grande cantor Chico Buarque de Holanda, nos diria em síntese que “saudades é arrumar um quarto de um filho que já morreu”.
E nós, por todas as experiências próprias, diremos uns aos outros: Como definir esta palavra?... Só o que fazemos é sentir qualquer coisa amputada em nós!
Mas ainda temos os poetas, para aclarar saudades. Se nós interrogássemos o poeta Casimiro de Abreu (que os Deuses estejam com ele, e que descanse em paz!) poderíamos tirar de suas fartas poesias, a saudade como a nostalgia da infância querida, que quase todos nós tivemos, e quase todos nós sentimos falta.
[...] Falta?
A falta pode ser uma característica essencial na descrição da saudade! Pois tudo que nós discutimos, ouvimos e vimos dos pensadores alheios, está intrinsecamente ligada à falta que a vida nos proporciona.
A falta de um amor que se foi, a falta de um filho que já morreu, a falta de um membro despedaçado pela dor e pela perspectiva de não mais tê-lo, a falta de uma inocência que nós presenciávamos quando garoto.
Em suma, o que é verdadeiramente saudades?... Não sei! O que defino a respeito de saudades: “é a dor desesperada do ser, que não mais possui alguma coisa que um dia tanto amou”.

Nenhum comentário: